sexta-feira, 18 de junho de 2010

Hoje acordei pensando em como posso melhorar minha prática pedagógica se ainda me sinto tão aquém na tecnologia???!!!!
Estou lendo um livro cujo título é "Cibercultura e formação de professores" e muitos questionamentos que venho me fazendo estão presentes neles inclusive a pergunta citada acima.
Antes de nos preocuparmos com a inclusão das crianças no mundo cibernético, precisamos nos preocupar com a inclusão dos professores na era digital, mas não é apenas uma inclusão de uso pessoal, como acesso a e-mails, orkut, msn, mas na inclusão desse profissional e o uso das tecnologias na sua prática pedagógica, pois os alunos já dispoem de um acesso muito mais avançado que o nosso, seja em casa, seja em lan house, eles já nascem nessa era tecnológica, respirando o mundo virtual e não apenas vivenciando o mundo real.
Nós professores precisamos rever nossos conceitos em relação às novas educações e a presença da tecnologia em tudo na nossa vida. Precisamos deixar de lado o comodismo de chegar em sala de aula e despejar conteúdo para os alunos sem querer ouvir o que eles têm para nos dizer e muitas vezes ensinar.
Vamos estudar mais, conhecer mais o universo infanto-juvenil da era digital e com eles aprender a dinamizar as nossas aulas, pois o mundo está em constante transformação e não podemos ficar de braços cruzados e olhos vendados como se nada estivesse acontecendo.
Como exemplificou nosso magnifíco professor Nelson Pretto: "vamos futucar".

2 comentários:

Cris Lago disse...

É Lú compartilho com vc essa sua inquietude,com tanta tecnologia presente na escola, pouco sabemos de como mediar a aprendizagem de nossos alunos.
Amei seu texto.
Bjs

Isa Almeida disse...

Lú, o que vc diz é o nosso grito, nossas crianças vivem num mundo diferente do nosso quando fomos da idade delas. Tudo pra gente é novo, pra elas é a realidade. Precisamos mudar de postura e nos abrirmos, acho que ainda existe muita resistência em mudar da nossa parte, sabe, mas é preciso!
Tbm amei seu texto!