sexta-feira, 23 de julho de 2010

O digital muda nossa relação com o tempo?

O tempo é muito presente no cotidiano das pessoas, mesmo sendo virtual, dependemos dele sempre. Seja ao acordar e ter que cumprir horário para sair, trabalhar, estudar, seja para afazeres domésticos. Durante muito tempo fomos escravos do tempo (ou será que ainda somos?) e apesar da dinamicidade existente hoje no cotidiano das pessoas, muitas vezes nos vemos ainda escravos do tempo, aonde corremos desesperadamente para dar conta de trabalhos acadêmicos, trabalhos laborais, afazeres domésticos, cuidar dos filhos, ufa... Até cansa só de pensar em cumprir tudo isso e descrever essa rotina "louca" que muitas vezes enfrentamos diariamente e ainda quando encontramos um amigo que não vemos há muito tempo, dizemos que falta tempo para rever os bons amigos. Mas não falta tempo para ficarmos horas diante do computador, interagindo com amigos virtuais.
Quanto a nós professores, o que dizer do fator tempo quando estamos em sala de aula e nos preocupamos em cumprir as atividades planejadas no devido tempo. Continuamos ainda nessa visão tecnicista, linear de cumprir conteúdos, planejamento, horário e deixamos às vezes de interagir com nossos alunos, mas conseguimos tempo para interagir no orkut, facebook, flog, blog, twitter (seguindo pessoas q nem conhecemos).
O digital muda nossa relação com o tempo, pois passamos a ter mais tempo para dividir nossos trabalhos, mas academicamente falando ainda estamos aquém em relação ao digital, professor e aluno, pois ainda não otimizamos esse mundo digital com nosso tempo real ao estarmos com os alunos. Falta muito ainda para melhorar esse aproveitamento do tempo digital em sala de aula.

Nenhum comentário: